•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Cartagena das Índias. Cultura, história em um paraíso da Colômbia.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

A Colômbia é um país repleto de belezas a serem descobertas. Muito renegado pelo turismo brasileiro nos anos 90, agora, ressurge com força total explorando uma das mais belas cidades do continente: a maravilhosa e única Cartagena das Índias. E o melhor, nós seremos o seu guia neste passeio cheio de histórias, mar azul e muita cultura.
Tudo em um só lugar.
Cidades multifacetadas, que possuam mais de um atrativo, são a nossa especialidade. Primeiro, isso facilita a sua viagem, você consegue absorver diversas informações em um único local, o que vai exigir bem menos tempo e dinheiro.
Em segundo lugar, locais com diversas atrações são bem mais divertidos e conseguem agradar turistas variados, tornando-se o tipo de viagem ideal para fazer em família, com amigos e até mesmo com o amor de sua vida.
Cartagena das Índias é exatamente assim: ela fica no Caribe Colombiano, isso significa praias paradisíacas e mar de um azul impressionante. Mas isso não é, exclusivamente, o que atrai os visitantes. Há também o lado histórico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade e ainda o lado cultural: para ter uma pequena amostra, Gabriel García Marquez usava a cidade como seu destino de veraneio e a paisagem do local foi a inspiração para os cenários do clássico “Amor em tempos de cólera”.
Fazendo as malas e embarcando.
O clima de Cartagena é tropical e durante todo o ano faz calor. Só há um porém: as melhores épocas para a viagem são entre os meses de dezembro a março e entre junho e setembro, no resto do ano há grande probabilidade de chuva.
Outra dica é importante é sobre as exigências para entrar no país. Não há a necessidade de visto, mas em compensação, a vacinação contra a febre amarela deve estar atualizada e anexada junto ao passaporte. A informação mais importante, no entanto, é sobre a viagem de avião: a empresa Copa Airlaines faz viagens Rio-Cartagena, com uma parada no Panamá. Mesmo com toda comodidade, as viagens duram aproximadamente 9 horas. Você também pode buscar opções com mais paradas, mas a duração pode ser estendida para até 24h. Por isso, fique de olho e veja a melhor relação custo X benefício X tempo. Por último: em relação ao dinheiro, a moeda colombiana é o peso colombiano. Para facilitar, procure trocar um pouco no aeroporto internacional do Panamá ou no aeroporto de Bogotá (dependendo da sua conexão).
PiraTas do caribe.
Citar Cartagena sem falar de sua história é deixar de entender um pouco das atrações que cercam (literalmente) a cidade. A colonização espanhola enfrentou muitos problemas: por ter o mar como principal limite, a cidade era o local perfeito para a construção de um porto, que escova o ouro e outros produtos do Novo Continente para a Espanha. Porém, a vida dos espanhóis não foi nada fácil. Eles não eram os únicos a navegar tranquilamente pelo Caribe e, rotineiramente, os navios eram alvos de piratas que saqueavam, não apenas as cargas marítimas, mas também toda a vila.
Para tentar proteger as pessoas e as riquezas, a partir do século 16, um engenheiro italiano foi chamado e ficou responsável por criar um projeto ousado para a época: uma muralha que isolasse e mantivesse os invasores fora de Cartagena. Assim nasceu uma das principais atrações de toda a região: a Cidade Murada. Um programa praticamente imperdível para quem frequenta o local.
Ninguém Fica em cima do muro.
A Cidade Murada (ou Amuralhada) é a área mais conhecida de Cartagena. Lá ficam os mais famosos hotéis, lojas e restaurantes. Como também, estão concentrados a grande maioria de museus e praças que ajudam a recontar, através de obras de arte e da arquitetura, a história do local.
Dentre as praças, as que merecem mais destaque dos visitantes é a principal, a Praça Bolívar, facilmente reconhecida por possuir uma imagem do libertador em seu centro. Ela é a referência de ponto de encontro e no seu entorno há diversas barraquinhas onde se pode apreciar os melhores quitutes. Nesta praça estão localizados dois importantes museus: o do Ouro e o da Inquisição. Enquanto o primeiro mostra a beleza e a riqueza de peças do metal precioso, encontradas em várias partes da Colômbia, o outro mostra a crueldade humana através de objetos de tortura usados para “catequizar” os índios e habitantes nativos. As peças são fortes e causam bastante impacto, mas ajudam a explicar um pouco de como a colonização se deu em quase toda a América do Sul.
Saindo um pouco da Praça Bolívar, você pode rumar para a Praça La Paz e conhecer a Torre del Reloj, local que abriga uma inusitada feira literária. Como é comum em locais de colonização espanhola, a religiosidade é bastante forte e uma visita pelas igrejas locais é bastante comum. Dentre as mais vistas está a Catedral de Cartagena, uma importante construção de 1577. Uma lenda local afirma que, quem cruzar os portões da igreja, está completamente livre dos pecados.
Uma outra história popular cerca uma outra igreja da Cidade Murada: dizem que as torres da Igreja San Domingos foram entortadas pelo diabo em um ataque de ira. Mas independente do folclore, esta última igreja merece realmente uma visita por ter uma escultura feita pelo artista Botero. Além de outras praças e museus há um grande benefício em visitar a Cidade Murada: tudo pode ser feito a pé e, até mesmo, sem um guia turístico, usando apenas um mapa atualizado para se localizar. Qualquer visitante é capaz de encontrar as atrações do local. Um benefício e tanto para quem não quer perder tempo.
Jovem e aTual.
Cartagena também esconde atrações para além dos muros. O bairro de Getsemaní é um desses locais mágicos.
Jovem e atual ele é o destino predileto de pessoas em busca de hostels descolados, bares e boa música. O mais interessante é que a modernidade e a história convivem muito bem: ao lado de ambientes completamente modernos há casas que guardam a arquitetura original, sem reparos. Mas não se engane: o ar aparentemente decadente esconde uma forte especulação imobiliária. Muitos estrangeiros e executivos buscam em Getsemaní um refúgio, o que está elevando, consideravelmente, os preços do bairro.
Um dos locais mais procurados dessa região é o bar e restaurante Barzuto Social Club, De noite é possível escutar música latina vinda de bandas ao vivo ou das pick-ups dos DJs. Um dos mais famosos admiradores e frequentadores do local era o escritor García Marquez.
Com o caribe aos seus Pés.
História, cultura e diversão. Para a viagem ficar completa só estava faltando os atrativos naturais. E não se espante: Cartagena foi extremamente generosa com os turistas neste quesito.
Por estar localizada no Caribe, as praias são praticamente sinônimo de paraíso, com areias brancas, corais e um mar azul inacreditável.
As praias ao norte da cidade são bastante frequentadas por moradores locais, principalmente as praias de La Boquita e Manzanillo. Afastando-se um pouco mais é possível conhecer ilhas, recifes, corais e mais uma infinidade de atrações.
Saindo da marina de Santa Cruz e viajando mar a dentro, dependendo da embarcação o trajeto pode durar de 40 minutos a 3 horas, você chegará ao Parque Nacional Natural Los Corales de Rosario y San Bernardo. Um arquipélago que, devido a incrível vida marinha, é considerado um parque nacional da Colômbia.
São 120 hectares de praias, manguezais, bosques, formações rochosas e o mais importante: quase 83% deste território é formado por corais, o que garante uma vida subaquática muito rica.
Geralmente, os tours pelo arquipélago contemplam uma vista à Isla Grande, principal ilha e centro turístico do local. Quem quiser estender o passeio pode ficar tranquilo: há bons hotéis em Isla Grande, porém, um pouco mais caros dos que encontrado no continente.
Uma vez no arquipélago, não deixe de visitar o Oceanário e praticar atividades como o mergulho com cilindro. Outro local imprescindível para o passeio é ir até a Lagoa Encantada. Essa lagoa tem este nome porque os plânctons existentes em suas águas oferecem um brilho diferente durante a noite, que realmente remetem a um cenário de magia! Só uma dica para os visitantes: os preços dos passeios pelo Arquipélago não estão embutidos os ingressos para os parques. Por isso, não se esqueça de levar alguma forma de pagamento.
Nos caminhos da guerra.
Uma vez de volta ao continente as atrações não cessam. Como caminhar é o melhor meio de transporte em Cartagena, um passeio inesquecível é visitar o Castelo de São Felipe. Uma construção militar dos tempos das navegações que servia para afugentar os temidos piratas. É possível conhecer as galerias subterrâneas, uma plataforma onde estavam posicionados 63 canhões e até uma espécie de cisterna para guardar a água da chuva.
O único problema: o castelo fica no alto do morro de São Lázaro e exige uma caminhada bem longa, mas nada que vá desanimar quem quer conhecer muita cultura.
Para ouvir e saborear.
O lado cultural de Cartagena não se resume aos clubes de Getsemaní ou aos locais históricos. Anualmente a cidade recebe um festival de música clássica diferente e apaixonante. Vários artistas de renome internacional vão para a cidade se apresentar, em muitos casos, ao ar livre tendo o mar do Caribe como pano de fundo. A festa ainda conta com palestras, exposições e conferências. Quem quiser participar e apreciar a edição de 2015 precisa se adiantar: o festival tem início no dia 06 de janeiro.
Outra atração para aguçar os sentidos está em toda a cidade. Mas, ao invés de encher seus ouvidos, vai encher a sua boca. A gastronomia local é digna de nota.
Por ser uma cidade turística, com vários hotéis 5 estrelas, os restaurantes também seguem um alto padrão. A grande maioria dos pratos é com base na culinária caribenha, repletos de frutos do mar. Mas se o seu desejo for fugir da alta gastronomia, você pode se aventurar pelas feiras locais, com deliciosas frutas, ou então provar o parto típico da cidade: os pasteles cartagenos, iguarias feitas com arroz e algum tipo de carne. O prato é tão importante que há até um festival gastronômico para escolher o melhor! Agora, chegou a sua vez de desbravar as águas do Caribe e conhecer os encantos de uma cidade que encantou espanhóis, escritores e até piratas. Nós garantimos: sua invasão será bem-vinda.
 

 



Você pode pagar seu anúncio com :