•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Acabe com a bagunça dos seus filhos.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !
Você chega em casa do trabalho e se depara com um cenário de guerra: tênis espalhados pela sala, toalha em cima da cama, roupa suja pelo chão do banheiro, armários que não conseguem ser fechados de tanta coisa fora do lugar. Se você tem filhos pequenos, provavelmente identificou uma ou mais situações que acontecem com frequência em sua casa, não é? Pois saiba que a bagunça tem jeito! E o melhor: são seus próprios filhos que ajudarão a colocar ordem no local. Uma questão de educação.
 

 Muitas pessoas são categóricas ao afirmar que um ambiente bagunçado reflete a mente da pessoa que habita aquele lar. Independente da afirmação ser verdadeira ou não, isso pode ser bastante discutido quando estamos lidando com adultos, com caráter e personalidade já formados. Em relação a crianças e adolescentes, afirmar qualquer coisa fica muito mais complicado. E a explicação é bem simples: as crianças não tem a exata noção do que é bagunça e desorganização, já os adolescentes usam a bagunça como forma de afirmação e rebeldia. E é justamente nessas duas fases da vida que os conceitos de organização devem ser passados. Saber ser organizado é um hábito, um costume. Obviamente, há pessoas mais e menos ordeiras e isso é da personalidade, mas, mesmo assim, os pais devem incentivar. Quer uma dica: com um pouco mais de idade, ensine seu filho a guardar os brinquedos. Mostre o lugar certo e afirme que, essa agora, será a responsabilidade da criança. No começo é até normal fazer alguma birra e tentar ao máximo tirar a paciência dos pais, fazendo por fim, com que os adultos guardem. Mas evite ao máximo esse comportamento, porque assim, seu filho crescerá pensando que sempre haverá alguém para fazer. Outras formas de incentivar é pedir que eles ajudem em pequenas tarefas na limpeza da casa ou que arrumem a própria cama.

A fase da bagunça.
Talvez o principal problema seja a fase da adolescência. Como dissemos anteriormente, muitos adolescentes usam a desorganização para delimitar um território, tentando mostrar independência em relação aos pais. Apesar de natural, é nesta fase que começam as brigas entre pais e filhos, deixando não apenas o ambiente bagunçado, como também, as relações familiares. Por mais que seja tentador discutir e falar alto, isso só vai piorar o problema. O mais importante é o diálogo franco e sincero.
Outra iniciativa é oferecer pequenos agrados a cada tarefa feita. E não precisa ser nada dispendioso monetariamente. Alguns minutos a mais na internet nos fins de semana, a chance de escolher um filme na TV. Essas são recompensas que ajudam a amenizar o clima e que podem unir ainda mais a família. Os filhos adolescentes podem ainda contribuir efetivamente para a organização da casa. Se eles desejam mais liberdade e privacidade, incentive-os a limparem os próprios quartos e organizarem as roupas no armário.
Assim como escovar os dentes ou pentear o cabelo, a organização deve ser algo rotineiro e normal, sem brigas, sem complicações e com muito mais harmonia entre pais e filhos.

 

 

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :