•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Mendonza a Terra do Sol e dos Vinhos

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

O cenário é desértico: no verão as temperaturas são altíssimas. No inverno o frio toma conta da paisagem e a neve cobre as altíssimas colinas. Falando desta forma, parece que estamos levando você a um lugar inóspito sem nenhum atrativo. Porém, propositalmente, esquecemos de dar mais um detalhe: a garra e a vontade de mudança do povo argentino, que transformou este local em uma das maiores atrações turísticas do país. Esta é Mendoza, uma região aos pés da Cordilheira dos Andes conhecida pela beleza, natureza e, também, pelos mais deliciosos vinhos produzidos no continente.

Por terra e pelo ar.
Vinícolas, estações de esqui, parques de natureza exuberante, Mendonza possui tantas atrações que se tornou um dos principais destinos para os brasileiros que desejam passar férias e se divertir. E nós, da Revista Help.com vamos dar todas as dicas para chegar até lá.
Não existe voos diretos que ligam o Rio de Janeiro à Mendonza, por isso, se deseja chegar de avião, as opções necessariamente passam por conexões em Buenos Aires ou Santiago do Chile. Mas quem deseja um pouco mais de liberdade e a chance de conhecer bem a fundo os locais, pode se aventurar em uma viagem de carro. De Buenos Aires, a viagem até Mendonza é longa. A cidade está afastada cerca de 100km da capital e, por isso, planeje paradas estratégicas. Já de Santiago, o trajeto é mais curto: dura cerca de 6 horas (400km) e a estrada passa pela Cordilheira dos Andes.
Independente da forma como você vai chegar à região lembre-se: em países do Mercosul (Chile e Argentina), o viajante brasileiro não necessita nem de passaporte: basta um documento de identificação oficial com foto emitido há menos de 5 anos. Por último, uma dica para você economizar: a moeda oficial da Argentina é o Peso, mas seja em Buenos Aires ou em Mendonza, muitos estabelecimentos aceitam o pagamento em real ou dólar (moedas mais valorizadas que o Peso Argentino), com cotações extraoficiais ao câmbio imposto pelo governo. Por isso, no caso de dúvida, além de cartões de crédito e débito, leve um pouco das 3 moedas em espécie.
Uma beleza que vai fazer você tremer.
Para facilitar, a cidade de Mendonza pode ser dividida em 4 regiões turísticas: Área Fundacional (onde se localiza a Cidade Velha), Parque General San Martin, Microcentro e Bairro Cívico. Seguindo essa ordem, uma das principais atrações da Área Fundacional é um museu dedicado à história da cidade, ele abriga restos de uma feira e de um matadouro que existiam no local. Só que o mais impressionante é que você vai encontrar restos de ladrilhos e azulejos que pertenciam às casas que foram destruídas em um grande terremoto. Apesar do último tremor ter sido registrado 1985, a cidade, atualmente, possui infraestrutura para abrigar a população caso outro evento como este aconteça. Ou seja, pode viajar sem medo algum.
Andando um pouco mais, você vai encontrar a maior área verde de toda Mendonza: o parque General San Martin. São cerca de 50 mil árvores e plantas de diversas partes do mundo. Suas alamedas arborizadas e frescas com esculturas e paisagismo imponente ainda levam você a um zoológico centenário com mais de 40 hectares e lar de felinos, aves, répteis e animais andinos, como as lhamas.
Saindo do parque, você poderá desbravar as opções e atrações do Microcentro, que, para facilitar a vida dos turistas, podem ser conhecidas a pé. Além das lojas e restaurantes, você precisa separar algumas horas para aproveitar as praças do centro. Erguidas como refúgio da população em caso de terremotos, as praças de Mendonza são ícones da cidade. Existe a praça principal (Independência) e nas extremidades, as praças menores (Chile, San Martin e Espanha) formando assim um circuito de lazer. Agora, uma curiosidade: andando pelas ruas você poderá perceber que elas possuem diversos canais de água junto às calçadas. Essa, na verdade, é a água que escoa da Cordilheira dos Andes e ajuda na irrigação e resfriamento da cidade durante o verão.
O sabor da alegria.
Desde o começo da matéria estamos listando as inúmeras atrações de Mendonza. Mas a principal, a que atrai a grande maioria dos turistas, é a mais importante bebida argentina: os vinhos. Na região você vai encontrar quase 1200 vinícolas entre propriedades familiares, de grandes corporações, antigas e relativamente novas. Mas apenas um pouco mais de 100 delas estão abertas aos turistas. E a visitação não poderia ser mais cômoda: como recomendação, ao invés de carro, opte pelos tours dos vinhos, visitas guiadas aos principais locais produtores. As opções são tantas que é capaz de você ficar confuso antes mesmo de beber: existem visitas com direito ao almoço simples ou mais requintado (com direito a 5 pratos no cardápio e harmonização com vinhos produzidos especificamente naquela vinícola), visitas apenas para degustação e até visitas com direito a aulas de fotografia.
Outra opção para os amantes da bebida é se hospedarem dentro de uma dessas propriedades. Alguns poucos locais, além produtores, também se especializaram no ramo da hotelaria. Obviamente, durante as visitas, você poderá adquirir diversas garrafas nas boutiques / adegas. Portanto, mesmo que você tenha pago o tour antecipadamente, convém separar algum recurso para as compras extras.
Para adrenalina subir.
Assim como o vinho, outro produto amado pelos turistas é o esqui. Como a Cordilheira é parte integrante do visual e a neve dura uma boa parte do ano, as estações de esqui ficam cheias. E não tenha medo, há pistas e instrutores que vão ajudar, não importando o grau de habilidade que você tenha. O passeio pela Cordilheira também é um ótimo momento para a descontração em família: algumas estações possuem atrações para adultos e crianças aproveitarem a neve.
Por fim, independente de qual turismo vocês esteja fazendo, gastronômico, familiar, de aventura ou simplesmente o seu desejo é sair um pouco do convencional, não se esqueça que Mendonza é o lugar perfeito. Agora é erguer a taça e fazer tim, tim.
 

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :