•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Camamu e Barra Grande. O paraíso esquecido no sul da Bahia.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

Alguns acontecimentos são inesquecíveis. O nascimento de um filho, o dia do casamento
e uma viagem repleta de aventuras. Nosso roteiro desse mês promete ir pelo terceiro caminho listado. Vamos levar você a um dos locais mais bonitos do mundo e, inacreditavelmente, desconhecido por grande parte dos turistas: a baía de Maraú, no sul da Bahia. Prepare-se para desbravar paisagens de tirar o fôlego, se aventurar por matas virgens e viver, mesmo que por poucos dias, uma vida tranquila e calma.
Prometemos que esse destino não vai sair da sua memória.
O difícil caminhO para a felicidade .
Até bem pouco tempo, chegar até Camamu e Barra Grande não era uma das mais fáceis
ou simples tarefas. Por isso, essa região ficou esquecida pela a grande maioria dos brasileiros, o que, no fundo, é uma grande injustiça tamanha beleza do local.
O acesso mais comum aos turistas de outros estados é desembarcar de avião em Ilhéus ou Salvador e, das duas cidades, rumar para Camamu ou Barra Grande. Há diversas opções: quem sai de Salvador pode escolher entre o transporte aéreo feito em pequenas aeronaves (o trajeto dura aproximadamente 40 minutos) ou alugar um carro e, através de um ferry-boat, ir para Itaparica e pegar a BA-001. Quem opta por descer em Ilhéus, pode alugar um carro e utilizar a BA-001.
Sim, a mesma estrada acima, porém o trecho entre Itacaré e Camamu recebeu recentemente asfalto. Mesmo sabendo que, em nenhuma das opções, o caminho é o mais simples, a viagem vai valer cada minuto.
O ir e vir das águas .
Perfeito para ir em quase qualquer época do ano, evite apenas os meses entre abril e julho que possuem maior incidência de chuva, Camamu e Barra Grande guardam uma típica calma de cidades interioranas.
Não espere encontrar resorts ou hotéis de alto luxo, os locais começaram a ser explorados pelo turismo há pouquíssimo tempo, entretanto isso não é ruim. Pelo contrário, este é um dos poucos locais do Brasil onde ainda há praias de areia branca, finíssimas, totalmente desertas. Sem falar no equilíbrio ambiental perfeito: as praias convivem com manguezais e extensas áreas de mata virgem.
Ficar em Camamu ou Barra Grande vai depender apenas da sua disposição. Há diariamente barcos que levam turistas de uma cidade a outra. Eles custam R$ 6 reais e a viagem dura uma hora e meia. Quem deseja chegar mais rápido pode optar pelas lanchas que realizam o mesmo translado em apenas meia hora, porém, elas cobram R$30 por pessoa. Uma dica importante: por incrível que pareça e o que muitos guias de viagem desaconselham, leve uma quantia em dinheiro vivo, pois não há bancos ou caixas eletrônicos em Barra Grande.
Mas, independentemente de onde você fincar sua âncora, prepare-se: o mar e as águas vão fazer parte de seu passeio em qualquer local.
Velejar é precisO .
Camamu é uma localidade cheia de histórias em, absolutamente, todos os sentidos da palavra. Ela é uma das primeiras cidades brasileiras. A construção mais antiga data de 1560! Por isso é tão comum ver construções magníficas e antigas em suas ruas. Erguida na beira do Rio Acaraí, Camamu também é o nome da baía repleta de ilhas e natureza a serem desbravadas.
O local, considerado o paraíso dos velejadores por unir águas calmas e bons ventos, guarda passeios incríveis. De seu pequeno porto é possível encontrar bons marinheiros que levam os turistas para conhecer a Ilha Grande, Ilha do Goió e um dos principais cartões postais do local, a Ilha da Pedra Furada, onde, realmente, por um capricho da natureza, os turistas podem tirar centenas de fotos em uma enorme pedra com um furo.
Outra importante atração é a cachoeira do Tremembé, um paraíso natural só acessado por meio dos mangues. As atrações são tantas que para aproveitar completamente o dia é aconselhável embarcar ou agendar seu passeio para as primeiras horas da manhã.
a tranquilidade dO paraísO .
Quase na outra ponta da baía de Camamu, o turista encontra Barra Grande. Uma vila com casas simples e charmosas, com chão de areia, onde sempre é possível encontrar um pequeno jardim ou árvores frutíferas.
Uma atmosfera bucólica que ganha ainda mais beleza com as praias desertas e paradisíacas. A principal delas é a praia de Barra Grande, que concentra as principais casas de veraneio, pousadas e restaurantes.
Suas águas são claras e quentes, ideais para pessoas que estão viajando com crianças.
Partindo da Praia de Barra Grande, depois de uma caminhada curta, é possível chegar até as belíssimas Ponta do Mutuá e Três Coqueiros. Essa última guarda uma relíquia do passado do Brasil: um farol, que marca a entrada da baía, foi construído no local das ruínas de um antigo forte português, um programa imperdível para toda a família.
Apesar de toda a beleza das praias da região, há uma que merece um destaque especial, a verdadeira joia preciosa de Barra Grande: Taipus de Fora. Considerada uma das mais belas praias brasileiras, ela possui um atrativo especial para o turista:
quando a maré está baixa, em toda sua extensão, a menos de um quilômetro de distância da areia, são formadas centenas de piscinas naturais, repletas de peixes Foto: Divulgação
coloridos e muita vida marinha, um convite ao mergulho e a muita diversão.
Se você quer aproveitar bastante, pode optar pelos passeios de jardineira, jipes adaptados que levam os turistas pelas principais atrações da península.
De dar água . n a bOca !
Mar, praias e mangues. Essa combinação não é apenas atrativa para os olhos, mas também, para o paladar! A maioria dos restaurantes, dos mais rústicos aos mais modernos, possuem os frutos do mar como base do cardápio. Não deixe de provar os pastéis de camarão, siri ou sururu que são normalmente servidos como entrada e a extensa e diferente lista com diversos tipos de moqueca. Esse vai ser o tempero especial
de um local único, mágico, onde cada paisagem vai ficar, para sempre, marcada não apenas nas suas fotos, mas também, na sua história. Aproveite e embarque nessa viagem o quanto antes.

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :