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Psicologia Positiva - Vamos experimentar?

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A psicologia positiva apresenta o enfoque científico e aplicado da descoberta nas qualidades das pessoas e da promoção de seu funcionamento positivo. Descobrimos que há um conjunto de qualidades humanas que são os mais prováveis para-choques contra doenças mentais: coragem, otimismo, habilidade interpessoal, ética no trabalho, esperança, honestidade e perseverança.
O foco no positivo pode trazer mais pessoas e sentimentos bons para dentro de nossas vidas. Reorientar o foco de nosso pensamento pode ajudar a determinar se passamos nossos dias em busca de experiências significativas ou permanecemos com medo do que pode acontecer de ruim.

Coloque o pensamento positivo em sua rotina!
Com muita frequência, as pessoas agem como se seus pensamentos estivessem fora de seu controle quando, na verdade, somos autores de roteiros cotidianos que determinam, em muito, nossas ações diárias. Para estimular, que tal concentrar nossos pensamentos no positivo? Que tal um mini-experimento? Percorra cada um dos passos a seguir e siga as instruções.
- Identifique três coisas boas que gostaria que acontecessem amanhã.
- Pense em uma coisa que não quer que aconteça nos próximos dias.
- Imagine aquilo que você não quer que aconteça como um círculo, que fica cada vez menor.
- Das três coisas boas que você quer que aconteçam amanhã, imagine a menos importante delas ficando cada vez menor.
- Imagine o pequeno círculo daquilo que você não quer que aconteça ficando tão pequeno que mal se possa ver.
- Abandone aquilo que você não quer que aconteça. Dê adeus.
- Das duas coisas boas que você quer que aconteçam amanhã, imagine a menos importante ficando cada vez menor.
- Concentre sua mente na única coisa que permanece como a mais importante para amanhã.
- Visualize essa coisa boa acontecendo em sua mente.
- Pratique em sua mente a ideia de que essa coisa boa vai acontecer.
- Quando acordar amanhã, concentre-se na coisa boa acontecendo.
- Repita para si mesmo durante o dia: “Eu faço com que esse positivo seja possível”.
- Repita a frase: “Eu escolho como concentrar meus pensamentos”.
Todos nós temos mais controle de nossas mentes do que geralmente nos damos conta. Prestando atenção ao que queremos que aconteça, temos mais probabilidade de nos apropriar de nossas atividades cotidianas. Pensar no que queremos que aconteça, ajuda a manter afastado o pensamento negativo.
Esse texto foi baseado no livro: “Psicologia Positiva” C.R. Snyder.
Aline Cataldi
Aline Cataldi – Psicóloga CRP:05/29285
Mestre em Saúde Mental (UFRJ)
Site novo no ar:
www.alinecataldi.com.br

 

 

 

 



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