•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

O poder da leitura na educação infantil.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !
Todos afirmam que uma imagem vale mais que mil palavras. E essa máxima parece estar ganhando cada vez mais força, afinal, vivemos em um mundo cheio de estímulos visuais: filmes, desenhos, videogames, emoticons usados em mensagens eletrônicas e até mesmo propagandas, nos fazem acreditar que uma foto impactante é mais eficiente para a comunicação que um longo texto. Porém, ter a plena compreensão do que está escrito em um jornal, revista, livro ou internet é fundamental, não apenas para a nossa vida acadêmica e profissional, mas também, para muitas outras situações. Quer entender mais? Comece lendo essa matéria.

Li e não entendi.
Desde o tempo das cavernas o homem necessita se comunicar, passar uma informação para futuras gerações ou para seus companheiros. E com o passar dos séculos ele foi ganhando mecanismos cada vez mais sofisticados para se comunicar, como por exemplo, a moderníssima internet. Mas apesar de tanta tecnologia, um dos meios mais efetivos e certos, para se fazer entender ou compreender plenamente uma mensagem, ainda é a escrita. Quer uma prova desse fato? Se escrever não fosse tão importante, os remédios não teriam as bulas, os jornais não existiram e nem as redações, que colocam medo em qualquer vestibulando, seriam tão temidas assim. Mas escrever bem é só a etapa final de um longo processo que
começa com a leitura. E ler, ao contrário dos que muitos pensam, ao invés de um martírio, pode ser um imenso prazer. 
O bê-á-bá do hábito.
Tem gente que, desde a época da escola, torce o nariz para um livro. Quando precisava fazer algum trabalho, ou recorria aos resumos ou pegava a cola de um amigo. Apesar de não ser correta, essa atitude é completamente compreensível. A leitura não é uma tarefa que você comece a gostar de maneira imediata, da noite para o dia. Na verdade, ela está mais para um hábito, assim como tomar banho e escovar os dentes,
que precisa ser ensinado e aprendido desde cedo.
Quanto mais jovem uma criança tiver contato com a leitura, maior será a chance de ela gostar de ler. E o mais importante: isso deve ser introduzido na rotina infantil bem antes da alfabetização. Contar histórias todos os dias, deixar que a criança observe os pais lendo, seja livros, revistas ou jornais, faz com que a leitura esteja cada vez mais presente na rotina da criança ou adolescente, tornando o processo da leitura muito mais natural.
Outra dica importante, principalmente para aqueles que já possuem filhos um pouco mais crescidos: mostre que a leitura também é uma forma de lazer e ela não está restrita apenas aos livros: revistas, quadrinhos e até alguns blogs são uma excelente forma de transformar o que poderia ser uma obrigação em um grande prazer.
Quanto mais cedo a pessoa adquirir o hábito da leitura, mais fácil será seu desenvolvimento intelectual. Ler bem é a condição imprescindível para escrever bem e, com isso, conquistar boa notas em concursos e provas. 
Agora uma última dica: ler ajuda na sua comunicação e faz com que você se torne uma pessoa muito mais interessante, afinal, a pessoa sempre terá novos assuntos para conversar com todo mundo. Por isso, incentive seu filho a ler hoje mesmo. 

 

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :