•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

A importância do preparo emocional para Concursos Públicos.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

Revista Help.com - É normal não passar na primeira tentativa para concursos públicos? Você conhece casos de pessoas que conseguiram passar na primeira tentativa?
Psicóloga Aline Cataldi - É normal não passar na primeira tentativa para concursos públicos. Conheço pessoas que passaram na primeira tentativa, elas tinham o objetivo do concurso como prioridade e conseguiram focar e obter a concentração necessária para um estudo produtivo. Vejo muita gente preparada em termos de estudo e esforço, mas que não passaram devido a esquecimentos na hora da prova, devido a ansiedade e grande cobrança em passar.
É necessário que a pessoa consiga focar no momento presente com certo controle e diminua a ansiedade.
Uma grande aliada no tratamento para ansiedade é a chamada respiração diafragmática, prática de exercício físico e boa qualidade e quantidade de sono. Uma noite bem dormida é fundamental para que a matéria estudada no dia anterior seja armazenada em nosso cérebro. Esta é uma boa dica para os que têm o hábito de virar noites estudando.
Coordeno um tratamento de preparo emocional para “concurseiros” em que ensino e treino a técnica da
respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo, análise funcional dos pensamentos (técnicas de terapia cognitivo- comportamental), além de trabalho motivacional e outras técnicas para manejo da ansiedade e estresse. Quando necessário também foco no planejamento de horários e prioridades de estudo. Geralmente uma pessoa quando quer passar numa prova preocupa-se muito com estudo e esquece completamente de outros pontos fundamentais na aquisição, armazenamento e manutenção
do conhecimento.
Revista Help.com - Os candidatos abrem mão de muitas coisas para se dedicar aos concursos e colocam grande expectativa na aprovação. E quando descobrem que não foram aprovados, a decepção é muito grande. O que fazer para minimizar esse sentimento? É válido tirar um tempo de folga dos estudos para relaxar?
Psicóloga Aline Cataldi - É muito comum candidatos que se dedicaram bastante aos estudos para provas de concursos, mas não conseguiram passar, se desanimem e desistam.
Mas na vida é essencial que consigamos cair e levantar quantas vezes forem necessárias até que o nosso objetivo seja conquistado.
A força de uma pessoa é notada conforme a sua capacidade de perseverar e jamais desistir, jamais permitir sentirse derrotado. Como disse anteriormente, muitas vezes, a pessoa está muito bem preparada tecnicamente para prova, mas não passa devido ao lado emocional. Devemos ter coragem de nos desafiarmos e vencermos a nós mesmos.
Vencer a nossa descrença, o nosso desanimo, o nosso medo, a nossa preguiça, a nossa dificuldade, com foco e planejamento. É uma luta diária e, sem dúvida, a maior luta que travamos é com o nosso interior. Daí a grande importância deste treinamento psicológico e motivacional para que as chances de sucesso sejam aumentadas. A pessoa que está se preparando para um concurso deve conseguir
separar um tempo para ter momentos de relaxamento, exercício físico, boa alimentação e distração da mente.
Parar um pouco de pensar, se preocupar com o futuro e colocar a sua atenção no presente, sem remoer medos e problemas, é de grande importância e evita muito cansaço, exaustão mental e perda de tempo e energia.
Revista Help.com - Depois da reprovação, não há nada que o candidato possa fazer para reverter a situação. A melhor saída é voltar sua atenção novamente para os estudos? Como conseguir forças para manter o ritmo?
Psicóloga Aline Cataldi - Depois de uma reprovação o candidato deve tentar se distrair, esforçar-se para não desanimar e já voltar a estudar para uma próxima prova.
Não é interessante deixar um intervalo grande para retomar os estudos para que seu ritmo não caia e para não dar espaço para a descrença cada vez maior.
Se pararmos para ler sobre o percurso dos grandes vencedores, perceberemos que um dos traços mais
comuns é o de jamais desistir e persistir em seu objetivo até conseguir. O grande vencedor não é o que não perde, mas o que não desiste de seu alvo. O otimismo também é fundamental, o pensamento positivo leva a sentimentos mais positivos e esperançosos e, desta forma, nosso comportamento (ação) será muito mais positivo e produtivo, assim como as chances de sucesso. Na terapia cognitivo-comportamental (TCC) podemos perceber que toda situação gera pensamentos e estes vão gerar sentimentos/emoções que vão gerar comportamentos e reações fisiológicas. Basta uma alteração em qualquer um destes fatores para que todos os outros se modifiquem e o resultado final (o comportamento) seja alterado.
Revista Help.com - A família e os amigos podem ajudar o candidato a superar a frustração e retomar os estudos?
Como eles podem fazer isso?
Psicóloga Aline Cataldi - Sim, claro. Palavras de incentivo, elogios e motivação são muito mportantes. Fazer o candidato acreditar que ele é capaz e, se necessário, planejar com ele seus horários para estudo, um tempo para exercício físico (para reduzir ansiedade) e um tempo para
passear e distrair a mente.
Aline Cataldi
Psicóloga do “Universo do Concurso Público”
Membro da Chapa Conscienciapsi para as Eleicoes do CRP
CRP:05/29285 - Mestre em Saúde Mental (UFRJ)
www.alinecataldi.com.br
https://twitter.com/#!/alinecataldi
http://www.facebook.com/alinecataldipsi
Consultórios: Centro e Barra

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :