•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Timidez. Quando a vergonha se torna um problema.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !
Ela já inspirou músicas, personagens de desenhos animados, filmes e alguns dizem que é até charmosa. 
Porém, a timidez, mais que uma característica da personalidade, pode trazer dificuldades enormes, quase intransponíveis, para diversas crianças e adolescentes ao redor do mundo, inibindo a socialização e o relacionamento interpessoal. E os pais devem estar atentos aos sinais de alerta. Quando a vergonha passa a ser um empecilho para a vida normal é hora de tomar providências. E você? Tem vergonha de que?.


Nada mais que o silêncio.
Todo mundo tem um pouco de vergonha. Até mesmo na vida adulta, ao mudar de emprego, por exemplo, é absolutamente normal ficarmos com um frio na barriga no primeiro dia no novo escritório. Ou termos medo de errar ou gaguejar ao apresentar um projeto importante. Isso, porém, acontece com maior frequência na infância, onde tudo parece novidade. 
Ao ser exposta ou avaliada, ao encontrar alguém novo ou estar sob o foco das atenções, pode gerar a timidez. E esse sentimento varia de criança para criança: em algumas pode ser mais acentuado e em outros quase não há traço. O problema é quando essa característica passa dos limites e impede o convívio e a vida normal. Tarefas escolares em grupos ou até o
simples ato de pedir ao professor para ir ao banheiro podem se caracterizar em obstáculos terríveis. E a consequências não aparecem apenas no isolamento ou falta de amizades. O rendimento escolar fica comprometido e a criança, muitas vezes, não consegue expor tudo o que sabe, ou sanar suas dúvidas, fazendo com que sua educação fique ineficiente.
Nessas horas a timidez, que é uma característica psicológica e não uma doença, deve ser mais cautelosamente observada pelos pais.
Para evitar problemas futuros.
Apesar de não ser uma regra, a timidez excessiva pode gerar transtornos futuros como fobias sociais e dificuldade de relacionamento. E o primeiro passo para evitar que isso aconteça vem dos próprios pais. Por mais difícil que pareça, evite a superproteção. Muitas vezes você não estará perto para ajudar ou solucionar os problemas do seu filho e ele deve aprender a
contornar as dificuldades com desenvoltura. Porém, a cobrança para ser a criança mais popular da escola também pode atrapalhar. O ideal é ir com calma, conversando e incentivando a criança a se relacionar.
Uma criança tímida pode se recusar a dançar na festa junina da escola. Os pais podem acatar a vontade do filho, mas deverão levá-lo a festa para que possa se relacionar com outros coleguinhas de turma.
Outra boa iniciativa é incentivar seu filho a praticar esportes coletivos como vôlei ou futebol. Ele necessariamente terá de conviver com os amigos do time para que todos possam ter um resultado positivo na partida. Além do relacionamento pessoal isso ajudará a criança a ter disciplina.
Mas nenhuma tática será mais importante que o diálogo. Mantenha uma comunicação direta e aberta com a criança expondo que a vergonha é absolutamente normal, porém, ela não pode ser a parede entre o seu filho e o mundo. Com a sua ajuda e com um pouco de prática ele verá que vergonha, de verdade, é deixar de aproveitar os bons momentos da vida.

 

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :