•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Lisboa e Porto. Conheça as nossas origens.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

Portugal e Brasil são muito mais que pátrias irmãs.
Indissociavelmente, as histórias das duas nações estão, por séculos, intrinsicamente ligadas, revelando que muitas das preferências nacionais, na verdade, são heranças de nossos colonizadores.
A partir de agora você vai embarcar em uma viagem repleta de história, cultura e emoção, já que vamos visitar duas das principais cidades de nosso país colonizador. Mais que roteiros ou pontos turísticos, você descobrirá a verdadeira origem do Brasil. 
Fazendo o caminho de volta.
Como aprendido nos livros de história, nossos colonizadores descobriram o Brasil viajando pelo Oceano Atlântico em barcos, caravelas e fragatas.
Uma rota conturbada que levava anos e, em alguns casos, poderia custar a vida dos navegadores. Hoje, no entanto, somos nós, os brasileiros, que fazem o caminho inverso, invadindo nossa antiga sede em busca de diversão e aventura. Para a nossa sorte, não precisamos utilizar mais os navios. Tanto do Rio de Janeiro, quanto de diversas outras cidades do país, há voos diretos para Lisboa de, pelo menos, duas ou mais companhias aéreas diferentes.
Assim como em quase toda a Europa, o turista brasileiro não necessita de visto para entrar no país, mas isso não exime o viajante de cumprir algumas formalidades.
Além do passaporte válido, para ingressar no país é necessário a comprovação dos bilhetes de ida e volta da viagem, comprovante do local aonde se vai ficar, se for na casa de parentes ou amigos, uma carta escrita, de preferência à mão e, no caso dos hotéis, a confirmação da reserva. Também é necessária a comprovação de 75 euros por entrada no país, acrescidos de 40 euros por dia de permanência.
Para sua segurança, e para evitar eventuais contratempos, leve um comprovante de vínculo de trabalho brasileiro.
Histórias de além mar.
Depois da parte burocrática, chegou a vez de conhecer mais fundo a nossa primeira parada nessa etapa: Lisboa. Para os turistas de primeira viagem é bom saber que a melhor época para aproveitar ao máximo a cidade está chegando: o verão. O período que vai de junho a agosto é a época de menor chuva, porém, a cidade fica mais cheia e os preços, por ser alta temporada, mais caros. Os meses da primavera e outono (maio, setembro e outubro, respectivamente) as temperaturas ficam agradáveis e os preços bem mais em conta.
Lisboa possui uma grande infinidade de atrações. Apesar do lado histórico notório, com construções que remetem à época de nossa colonização, há um grande número de passeios e pontos turísticos que mostram a moderna e cosmopolita Europa. Mas seja para pessoas mais arrojadas ou para tradicionais, uma das principais atrações da cidade e cartão postal de Portugal, é a Torre de Belém. Uma construção às margens do rio Tejo que já serviu de alfândega, forte e até mesmo prisão. Os ingressos variam de 2,50 euros até 15 euros, o melhor: aos domingos e feriados a entrada é gratuita.
Seguindo o roteiro, outra visita que merece sua atenção é ao Museu arqueológico do Carmo. Fundado em 1389, passou por um grande trabalho de restauração e hoje abriga artefatos que vão do Paleolítico à era Romana.
Uma curiosidade: em 1775, Lisboa foi assolada por um dos maiores terremotos da história da humanidade. 
Para ter uma noção do tamanho do tremor, a cidade foi encoberta por uma enorme tsumani. Apesar de totalmente reestruturada, um dos poucos locais em que ainda é possível ver as marcas da destruição é no Museu do Carmo. Como está instalado em um convento é possível ver a cúpula da igreja ainda deteriorada.
Transitando para as atrações modernas, uma ótima pedida é separar algumas horas de sua viagem para o Oceanário de Lisboa. Um imenso aquário, localizado no parque das Nações, de onde se pode apreciar riqueza
da fauna dos 5 oceanos. Há desde pinguins até tanques repletos de tubarões.
Quem gosta de moda, decoração e design não pode deixar de visitar o MUDE, o museu do design e da moda. 
Com peças de designers renomados, este espaço coloca Portugal na vanguarda do desenho industrial europeu.
Uma casa portuguesa com certeza. 
Imagine visitar o Rio de Janeiro e não ir a uma casa de samba? Ou ir a Buenos Aires e não assistir um show de tango? Pois em Portugal acontece coisa similar. O fado, típico ritmo local, com suas canções tristes e melódicas, é um programa praticamente inevitável.
Aproveite: alguns restaurantes oferecem shows de fado e é possível admirar as mais doces canções degustando comidas típicas como o verdadeiro
bacalhau, pasteizinhos de Belém, além de beber um excelente vinho.
Vizinhas e rivais.
A três horas de Lisboa se encontra uma das mais apaixonantes e preciosas cidades portuguesas: Porto.
Ao contrário da colorida capital, Porto é quase totalmente recoberta pelas pedras de granito, que conferem uma atmosfera medieval e encantadora ao
local. O próprio passado da região já é extremamente glorioso. No Séc. XIV, para ajudar na conquista da região de Ceuta, os habitantes de Porto doaram toda a carne de qualidade para as tropas, assim surgiu um das maiores iguarias da região: as tripas à moda do Porto.
Este fato também originou o apelido dos habitantes locais, tripeiros, que, diga-se de passagem, vivem às rixas com seus compatriotas, os alfacinhas, como são popularmente chamados os lisboetas. Assim como paulistas e cariocas, as duas cidades vivem uma disputa acirrada, seja pela tradição ou pela preferência dos turistas.
Um turismo diferente.
Recortada pelo rio Douro, a cidade possui centenas de atrações históricas, porém atualmente, é reconhecida por abrigar um tipo muito especial de turismo: o enoturismo, ou seja, viagens específicas para os apreciadores de vinha. O local, portanto, não poderia ser mais adequado. A cidade empresta seu nome a um dos mais cobiçados e apreciados vinhos do planeta: o
vinho do porto, uma bebida forte, de sabor adocicado.
O vinho é tão importante para a cultura local que, durante muitos séculos, foi a principal base da economia da cidade.
O visitante poderá apreciar as bebidas, visitar diversas vinícolas e até participar de leilões de safras especiais.
Os melhores meses para esse tipo de viagem são o fim de maio e junho, especialmente pelas colheitas das uvas.
Por ter tantos atrativos, Portugal é um dos destinos mais procurados por brasileiros na Europa, Lisboa e Porto recebem nos recebem de braços abertos. Com tanta hospitalidade e com a história em comum é até normal, no fundo nos sentirmos em casa. 

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :