Sintomas físicos como a dor de cabeça, fadiga, distúrbios estomacais, erupções da pele e asma são, frequentemente, o resultado do fracasso em
desenvolver o comportamento assertivo.
Uma herança nem sempre bem vinda. Na família, o individuo é geralmente logo censurado, se decide defender seus direitos. Repreensões familiares
são: “Não ouse falar com sua mãe (pai) desse modo!”, “Crianças devem ser vistas e não ouvidas”, “Nunca mais diga essa palavra na minha frente”. Obviamente essas ordens dos pais não levam a criança a ser assertiva.
Os professores e os pais são especialmente culpados pelo comportamento não-assertivo. Crianças quietas, bem comportadas, que não questionam o sistema, são recompensadas,enquanto aquelas que o fazem, são de algum modo tratadas com desprezo.
Tipos de comportamento:
Existem três tipos de comportamento. Podemos ser passivos, assertivos, ou agressivos.
Comportamento Passivo (Não assertivo): Tende a pensar na resposta apropriada depois que a oportunidade passou.
Comportamento Assertivo: É o comportamento que torna uma pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou a exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios.
Comportamento Agressivo: A pessoa responde muito vigorosamente, causando uma forte impressão negativa e, mais tarde, arrepende-se disso.
Ser assertivo é:
• Fazer e dizer o que acha que é certo, o que quer.
• Estar em contato com as suas emoções e sentimentos sem,no entanto, tornar-se escravo das mesmas.
• Aceitar a opinião do outro sem que, para isso, precise concordar com elas.
• Transmitir os seus sentimentos, sem tentar convencer.
• Aceitar a crítica do outro e saber distinguir o que é verdadeiro do que é falso e, a partir daí, utilizá-la ou não, para seu crescimento pessoal.
Objetivos da assertividade:
• Evita a manipulação, ou seja, se alguém nos faz crítica apenas para nos aborrecer, sendo assertivo, nós iremos aceitá-la sem, no entanto, acreditar nela, pois você sabe que não é uma crítica construtiva. Você será seu próprio juiz.
• Ajuda na manutenção dos seus objetivos sem que, para isso, você precise brigar, apenas deve manter-se firme em seus propósitos.
• Evita que você se apresse em dar qualquer tipo de resposta, antes de ter certeza do que realmente você quer dizer.
Aline Cataldi - Psicóloga (PUC) - CRP:05/29285
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Mestre em Saúde Mental (UFRJ)
www.alinecataldi.com.br / facebook: /linecataldipsi
Consultórios: Centro, Barra e Tijuca..
|