•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Madri e Barcelona: Um olé da Espanha para o mundo.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

Vibrantes, coloridas, cheias de charme e com a emoção de um povo apaixonado. Madri e Barcelona são reflexos perfeitos da Espanha, o destino desse mês da Revista Help.Com. Por isso, prepare-se para uma viagem inesquecível que vai aguçar seus sentidos e levar você para cidades cheias de vida e calor humano. A partir de agora, você vai entender porque a Espanha dá um verdadeiro “Olé” em todo mundo.

Receptividade: nem tudo é tão simples.
Quem acompanha nossas matérias de viagens sabe que procuramos fornecer dicas úteis, que vão desde como conseguir o passaporte até se o país de destino possui a necessidade ou não de visto.
A Espanha, assim como na grande parte da Europa, não exige visto dos brasileiros para viagens de turismo de até 90 dias, mas entrar no país não é tão simples quanto se imagina. Há alguns anos, a imigração espanhola vem endurecendo e até mesmo barrando a entrada de compatriotas no país. Com a grave crise econômica e a falta de empregos, pessoas que, possivelmente, possuam o perfil de imigrantes economicamente ativos, ou seja, à procura de trabalho, podem ter sua entrada recusada. Para não ter esse tipo de problema, basta seguir alguns simples passos: na imigração mostre um comprovante da reserva do hotel e o endereço.
Se possível, também identifique uma documentação com a passagem aérea de volta da viagem. Caso você vá ficar na casa de um amigo ou parente, peça para ele escrever uma carta de recomendação, escrita com a própria letra, ou seja, não pode ser digitalizada, identificando-o como o seu responsável no país e o motivo da viagem. Por fim, você deverá informar a quantidade de euros a ser gastos por dia. A exigência de países da União Europeia é, no mínimo, 60 euros por dia. Pode parecer complicado ou difícil, mas ter o prazer de conhecer duas das mais bonitas cidades do continente compensa qualquer burocracia.
O coração de um país.
A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental e sua capital Madri é o centro histórico, político e intelectual de um vasto império de onde, em um passado distante, partiram ordens para a conquista da América e, também, para inúmeras guerras.
Hoje, o centro cultural do idioma espanhol, uma das línguas mais faladas no mundo, é o reflexo desse passado rico e controverso. Se por um lado é possível visitar castelos e observar alguns dos mais importantes museus do mundo, suas ruas são o reflexo de uma efervescência cultural que não encontra barreias, nem mesmo, na recessão econômica. Na cidade sempre
há uma mostra interessante, um passeio diferente, ou uma exposição magnífica que, com certeza, vai agradar a sua família.
A arte de receber o mundo.
Como já falamos, Madri possui atrações sem precedentes. Porém, uma das mais importantes é a tríade de museus Prado, Reina Sofia e Thyssen Bornemisza. Esses três museus reúnem os mais impressionantes acervos da arte moderna, contemporânea e clássica de toda a Europa. Com
exposições permanentes e temporárias eles são o programa obrigatório para quem vai visitar a cidade.
Mas não pense que as atrações se restringem a museus.
Um dos mais importantes pontos turísticos do local é livre, aberto ao público e magnífico: a Plaza Mayor. As praças são uma das mais importantes representações da arquitetura medieval espanhola. Antigamente, ele era o centro nervoso das vilas, feudos e cidades, reunindo comércio, atos religiosos e até touradas.
Hoje o espaço, além de turistas, possui uma infinidade de cafés e bons restaurantes.
Outro programa ligado às tradições é uma visita ao Palácio Real. Em 1734 o palácio foi tomado por um imenso incêndio. O então Rei Felipe V pediu para
arquitetos franceses e italianos reconstruíssem o palácio, porém, o ampliando e o fazendo maior que as construções da monarquia da França e Bélgica. O resultado é realmente impressionante. São mais de 3000 cômodos, entre eles a peculiar sala de jantar, a sala do trono e o gabinete de porcelana.
Outra atração da cidade que reúne um pouco da verdadeira mistura espanhola é o Mercado San Miguel. Primeiro por sua arquitetura inigualável. Uma enorme estrutura de ferro, inaugurada em 1916, depois por suas barraquinhas com os mais diferentes e apetitosos tipos de queijos, vinhos e frutas. 
Gastronomia: um gol de placa
Os madrilenos são um povo passional. E esse amor também inclui, assim como nós brasileiros, a culinária e o futebol. Uma vez na cidade você poderá visitar dois clubes de renome internacional: o Atlético de Madri e o Real Madri. Este último possui um museu inteiro dedicado ao clube e lojas com artigos exclusivos do time. No ramo gastronômico, a cidade reúne o que há de melhor na culinária espanhola: tapas, paellas, doces e, principalmente, vinhos, que por sinal, são tratados com o mais absoluto critério de qualidade. 
Porém, uma dica: a base da culinária espanhola são os frutos do mar. Mesmo os pratos mais simples podem levar caldos de crustáceos ou peixe. Por isso, fique atento, caso seja alérgico, avise antecipadamente os garçons.
Sem gastar sola de sapato.
A Europa, como um todo, possui o sistema de transporte urbano muito bem desenvolvido em todo continente. 
Em Madri, não seria diferente: a melhor forma de se locomover é andando de metrô. Há estações próximas as principais atrações . Outra vantagem é que o metrô também possui bilhetes turísticos promocionais com direito a viagens ilimitadas por um determinado período de tempo: 1, 2, 3, 5 ou sete dias.
Já para ir a outras cidades espanholas, incluindo aí o nosso segundo destino, Barcelona, a melhor opção são os trens, seguros, rápidos e você ainda têm a possibilidade de apreciar a paisagem, ou o avião. 
Uma obra de arte a céu aberto.
Se Madri é o coração espanhol, Barcelona é, sem nenhuma dúvida, a mente criativa. A cidade é uma verdadeira exposição de arte a céu aberto, com diversas construções que se tornaram ícones da arquitetura mundial. Arquitetos como Gaudí e Domènech i Montaner deixaram um legado de beleza,
estilo e design inigualáveis, não encontrado em nenhum outro lugar do mundo.
Talvez, essa seja uma das principais vantagens da cidade. Uma grande parte das atrações estão expostas nas ruas, praças e parques. E a maioria das atrações cobra ingressos baratos para que você possa conhecer internamente as verdadeiras obras de arte que estão nas ruas. Muitas vezes o interior é tão ou mais impressionante que a arquitetura externa. Por isso, aproveite e tenha uma máquina com bastante cartão de memória.
Um mundo diferente a cada esquina.
Ao contrário de muitas cidades, eleger a principal atração de Barcelona seria, praticamente impossível.
Porém, para iniciar seu passeio pela cidade catalã, as melhores opções são La Pedrera, também conhecida como Casa Milà e Casa Batlló.
A primeira é uma construção do arquiteto Antônio Gaudí feita entre 1906 e 1912. Tombada como patrimônio cultural da Unesco, ela é um edifício singular que hoje abriga espaços para concertos e exposições de arte. Para entrar no edifício e conhecer sua, também, incrível arquitetura moderna o visitante paga, aproximadamente, 16,50 euros.
A Casa Batlló, também uma obra de Gaudí, foi construída entre 1904 e 1906, hoje abriga um museu e galerias.
Apesar de a casa Batlló ser consideradas por muitos a obra-prima de Gaudí, nenhuma outra construção atrai tantos turistas quando a Igreja La Sagrada Família, a obra inacabada do arquiteto catalão. A construção é realmente de tirar o fôlego e nenhuma foto ou filme poderá transmitir sua imponência e beleza.
As fachadas e abóbodas são recobertas por detalhes impressionantes e figuras que mostram o cuidado e o apreço do arquiteto pela arte, pela natureza e sua paixão pela vida catalã. Porém, uma curiosidade: La Sagrada Família está permanentemente em obras.
A paisagem divide a cena com guindastes e redes de proteção, mas nada que vá atrapalhar o brilho do local. O cuidado com a construção é tamanho que, para seguir o projeto o mais fielmente possível, a previsão de conclusão da reforma é no ano de 2020! 
Muito além de Gaudí.
Apesar da obra de Gaudí estar intrinsecamente ligada a vida de Barcelona, nem só de obras do escultor vive a cidade. Outros dois gênios do modernismo espanhol tem espaço garantido. Um desses lugares é o Museu
Picasso, com obras do pintor e escultor espanhol. 
Apesar de ser madrileno, ele viveu muitos anos em Barcelona e a grande maioria das obras expostas contempla este período. Os ingressos para adultos custam apenas 11 euros.
Outro artista presente é Juan Miró. A fundação Juan Miró, fica no Parc de Montjuïc. Além do museu dedicado a obra do artista, você poderá apreciar uma vista maravilhosa da cidade.
Ruas cheias de histórias para contar.
Além da arte, o turista que visitar a cidade vai encontrar muitas surpresas. Entre elas o bairro Gótico, a parte mais antiga da cidade. Com construções da época do Império Romano, ruas estreitas e até mesmo pontos que parecem labirintos, o bairro é um convite a um passeio calmo e sem pressa. Por falar em passeio, uma dica: a melhor forma de conhecer o bairro gótico
é andar a pé por suas ruas. Para não se perder, o que é relativamente normal de acontecer, ande com um mapa ou guia no bolso. Outra atração do bairro, assim como em Madri, é sua praça central. Uma imponente construção gótica que abriga bares e restaurantes frequentados por turistas de todo o mundo. 
Outro programa que exige tempo e um bom paladar é uma visita ao Mercado La Boqueria, o mais famoso da cidade. Além das barracas de frutas, queijos e iguarias, há uma sessão dedicada aos doces do mundo inteiro. Outra vantagem é que, no próprio mercado, há bares e restaurantes que poupam o tempo de sua visita.
E como não poderia ser diferente, se em Madri é possível conhecer o museu e o centro de treinamento do Real Madri, em Barcelona, você poderá se encantar visitando Camp Nou, casa do arquirrival Barcelona.
Além do campo e de um museu a parte é possível também, comprar entradas para o jogo do time.
Outra similaridade com Madri é o eficiente sistema de transporte urbano. O visitante não terá problemas em se localizar e a integração entre metrô e ônibus é muito eficiente. Para facilitar ainda mais sua viagem, há também os passes especiais para turistas. Porém, vale tomar nota: Barcelona é uma cidade histórica e turística, com ruas estreitas e poucas vagas. Portanto, alugar carros para se locomover, nem sempre é a melhor opção. Mas se for necessário, escolha um modelo com GPS.
Uma lição para o Rio.
Todo o cenário de beleza e desenvolvimento visto em Barcelona era, praticamente utópico na década de 80. A cidade estava esquecida e pouco se desenvolvia frente ao resto do país. Porém, um fator foi o ponto de mudança nesta história: as Olimpíadas de 1992.
Diversos investimentos foram feitos, partes da cidade, como a região portuária, foram revitalizadas e modernizadas.
O reflexo de tanto cuidado e da vinda dos jogos foram o crescimento do turismo e o ganho de recursos para a cidade. Mesmo quase duas décadas após os jogos terem acontecido a cidade mantém seu cenário de deslumbramento, sendo que, a Vila Olímpica, em Montjuic é um dos monumentos mais visitados. 
Ou seja, este é o cenário que nós, cariocas, esperamos acontecer no Rio, melhorias que transformam não apenas a vida dos moradores, mas também dos turistas.
Lembranças na bagagem.
Mágicas, lindas e com arte aflorando em suas ruas.
Madri e Barcelona são os reflexos da Espanha, um país único de pessoas com paixão pelo amor e pela vida. 
Mas, uma vez na Espanha, você tem a capacidade de conhecer outras cidades próximas, que, muitas vezes, ficam a poucas horas de carro. Planejar bem a viagem, incluindo alguns dias para fugir da programação convencional e se organizar para explorar a região é a melhor maneira de entrar em contato com essa cultura singular que nenhuma crise econômica poderá suplantar.

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :