Quando vive alguma situação delicada, como a morte de alguém querido ou convivência tensa na família, é comum que a criança busque uma saída se refugiando da realidade, o que prejudica a capacidade de interagir com o mundo e de aprender.
As principais causas:
As causas intraescolares para dificuldades de aprendizagem são: metodologia do professor, formação do professor, cultura da escola, relação
professor – aluno, política educacional, representação do professor sobre a dificuldade de aprendizagem escolar.
As causas extraescolares para dificuldades de aprendizagem são: orgânicas, emocionais, culturais, intelectuais, específicos (dislexia, disgrafia,discalculia, entre outros) e relação dos pais com o estudo dos filhos.
Quando o problema é de saúde:
Dentre as dificuldades de aprendizagem específicas temos a dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e TDAH.
• A dislexia é um distúrbio da linguagem caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples e de aprender a ler, apesar da criança ter inteligência normal. Um dos sinais mais comuns é a inversão de letras ou a troca de fonemas parecidos, como q por p ou f por v. A dislexia é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois
faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc.
• A disgrafia normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto. Ou seja, muitas vezes o problema vai além de aulas de caligrafia.
• A discalculia é a dificuldade para cálculos e números. De um modo geral, os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.
• A dislalia é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornandoas confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
• A disortografia é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação.
• O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema de ordem neurológica, caracterizado por inquietude, desatenção, faltade concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DD A (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados. O TDAH não se baseia na presença de seus sintomas, mas na gravidade, duração e em que extensão eles interferem na vida cotidiana.
Somos seres cognoscentes (seres que aprendem). Isso envolve emoção (afeto), razão e relação. Uma criança ou adolescente com problema emocional sério terá afetada sua razão e relação. Um bloqueio na emoção trava o resto.
A razão é afetada e passa a ser visto como a criança/adolescente que não aprende. Desta forma ela vai se sentindo incapaz e frustrada. Sem dúvida, a dimensão afetiva é a mais forte. É importante que se desenvolva na criança a sua credibilidade nela mesma. Acreditar em si e autoestima são fundamentais.
Aline Marques Domingues Cataldi de Almeida
Psicóloga Clínica e Escolar (PUC) - CRP:05/29285
Mestre em Saúde Mental (UFRJ)
Formação em Entrevista Motivacional
Formação em Terapia-Cognitivo-Comportamental - TCC
Conselheira em Dependência Química
Psicopedagoga
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