•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Acreditar em si mesmo e autoestima

Compartilhe esta matéria com seus amigos !
Temos momentos em nossas vidas que, se pararmos para analisar, percebemos nossa autoestima em frangalhos. Uma pessoa com baixa autoestima estará sempre procurando aprovação e se espelhando em opiniões de outros. Porém, por mais que isso aconteça, devemos lembrar que a autoestima é a chave de nossa essência. Por exemplo, se desejarmos deixar algo importante aos nossos filhos, vamos dar a eles autoestima. Uma pessoa com amor próprio, que saiba se respeitar e se valorizar, conseguirá manifestar seu potencial. Essa pessoa terá a coragem necessária para buscar em si a resposta para suas questões e conseguirá dar o seu melhor em tudo o que se propor a fazer.

O exercício diário de acreditar em si mesmo.

A vida não é fácil. Uma vida sem autoestima é mais difícil ainda. Devemos exercitar diariamente, até tornar hábito, a ideia de acreditar em si. Cabe a nós acreditar que somos capazes, que conseguimos vencer, que vamos nos superar e somos superiores as nossas fraquezas. Daí o valor do incentivo! O incentivo, o retorno positivo, o elogio toda vez que conseguimos vencer algo, por menor que seja, é fundamental. Devemos estar sempre nos motivando e nos incentivando para irmos à busca dos nossos objetivos. Não importa se desanimarmos no meio do caminho. O importante é levantar e recomeçar quantas vezes for preciso até vencer. Quando temos autoestima, amamos a nós mesmos, convivemos melhor como os outros. Coloquemos metas e objetivos, dia após dia. Cada avanço será uma grande conquista. Avançar é essencial. Todo ser humano possui um imenso potencial. Em muitos momentos achamos que somos fracos e não somos capazes, isso é normal. Por isso é importante sempre lembrar que todos temos potencial para vencer e superar qualquer obstáculo basta acreditar e lutar. Temos uma força muito maior do que imaginamos, para percebê-la basta nos esforçar e persistir com coragem.

A forma como nós enxergamos é fundamental.

A autoestima é composta por: amor a si mesmo, visão de si mesmo e autoconfiança. Os três pilares da autoestima são: relação consigo mesmo, ou seja, conhecer-se, aceitar-se e ser honesto consigo mesmo. O segundo pilar é a relação com a ação, quero dizer: agir, silenciar o crítico interior e aceitar o fracasso. O último pilar é a relação com os outros, que é afirmar-se, ser empático e buscar o apoio social. A forma como a gente se vê – e se gosta ou não do que vê – é vital para o nosso equilíbrio psicológico. A pessoa que ama a si mesma está segura de que tem valor e merece ser feliz. Sente-se capaz de ser amada pelo que é e não pelo que realiza ou tem. Autoestima é sentir-se bem dentro da própria pele. É acreditar na sua capacidade e gostar de si independentemente de seus defeitos e qualidades.

Vamos praticar?
Que tal um exercício? Vamos exercitar nossa autoestima?
Para finalizar deixo umas questões para sua reflexão:
- Quem sou eu? Quais são minhas qualidades e meus defeitos? Do que sou capaz? Quais são meus êxitos e meus fracassos, minhas competências e meus limites? Qual é o meu valor?
- Eu me vejo como uma pessoa que merece a simpatia, a afeição, o amor dos outros ou, ao contrário, duvido frequentemente de minha capacidade de ser amado (a) e apreciado (a)?
- Estou conduzindo minha vida como gostaria? Meus atos estão de acordo com meus desejos e minhas opiniões ou, ao contrário, estou sofrendo pela diferença entre o que eu gostaria de ser e o que sou? Estou em paz comigo mesmo (a) ou, em geral, insatisfeito (a)?
- Quando foi a última vez que me senti decepcionado (a) comigo mesmo (a), descontente, triste? Quando me senti orgulhoso (a) de mim, satisfeito (a), feliz?
Aline Marques Domingues Cataldi de Almeida
Psicóloga Clínica e Escolar (PUC) - CRP:05/29285
Mestre em Saúde Mental (UFRJ)
Formação em Entrevista Motivacional
Formação em Terapia-Cognitivo-Comportamental - TCC
Conselheira em Dependência Química
Psicopedagoga
www.alinecataldi.com.br
https://twitter.com/alinecataldi
http://www.facebook.com/alinecataldipsi



 

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :