•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Turquia. Um cenário de novela.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

Mística e moderna. Aventureira e urbana. Asiática e europeia. A Turquia consegue unir em uma única região diversas paisagens. Não é para menos que o país foi escolhido como cenário da novela das 9h da Rede Globo, Salve Jorge. E agora, ao invés de admirar apenas pela televisão, você vai nos acompanhar por este país único, divertido e, claro, muito inspirador. Arrume as malas e embarque nessa.

Sucesssso de público e de crítica.

Além das histórias de amor e aventura, outro ingrediente tem chamado a atenção dos telespectadores da novela Salve Jorge: as exuberantes paisagens turcas. Para ter uma pequena amostra de como a Turquia tem atraído a atenção dos brasileiros, logo na semana de estreia, a procura por hotéis em Istambul cresceu 68% em relação ao ano anterior. Outro fato impressionante: uma agência de viagem paulista, especializada em viagens para Egito, Turquia, Dubai e Israel, afirma que, depois da novela, cerca de 70% das pessoas que ligam procurando um pacote para a Turquia acabam fechando a viagem, quase que imediatamente.

Esse aumento da procura tem tornado a vida do viajante muito mais fácil. A companhia aérea turca já realiza voos diretos para o Brasil e, se antes, apenas agências de viagens especializadas faziam os pacotes, agora grandes e renomadas empresas já colocam o destino como um dos principais pacotes. Ou seja, este lugar, até pouco tempo, incomum para os brasileiros, já está ganhando cada vez mais audiência.

união entre dois mundos.

Imagine aquelas promoções, comuns em supermercados, em que você pode levar dois produtos pelo mesmo preço. Mal comparando, a promoção “dois por um” seria a melhor definição de uma viagem à Turquia. Isso porque, em um único país, é possível conhecer dois continentes: a Europa e a Ásia.Localizada na península da Anatólia, a Turquia ocupa uma pequena porção da Europa, banhada pelo mar Mediterrâneo, e, a maior parte, está localizada na Ásia. E a ponta, literalmente, que liga este dois mundos distintos é a famosa cidade de Istambul. Apesar de ser a maior cidade do país, ela não é a sua capital: a verdadeira capital turca é Ancara.

Mesmo sem ser a sede do poder atual, Istambul é a cidade que concentra a maior produção industrial, comercial, cultural e, claro, turística. E seu fascínio vem de muito tempo. Para ser mais preciso, de séculos! A cidade já foi considerada por muitos historiadores o verdadeiro “umbigo do mundo” durante muitos séculos. Sede dos impérios Bizantino e Romano, Istambul já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. E até hoje ela guarda verdadeiras relíquias desse importante período histórico como, por exemplo, Hagia Sofia, imponente edificação que mudou de função junto aos governos por quais passou. O templo já foi igreja e mesquita, mas hoje abriga um museu. Para competir com a imponência dessa construção, os árabes construíram a Mesquita Azul. Composta por seis torres, a mesquita possui azulejos azuis em seu domo, que dão nome ao local. O melhor, o prédio é aberto à visitação em horários de oração.

Mas nem só de templos e história vive a atual Istambul.A cidade possui uma vida noturna agitadíssima, com direito a casas noturnas de renome internacional e a uma ampla rede de lojas, desde as mais caras às mais baratas. Há inclusive, uma região chamada Grand Bazaar, que reúne cerca de 5000 lojas, em 60 ruas, que vendem tapetes, cerâmica, roupas e até mesmo, joias de ouro!

Terra de guerreiros.

Indo um pouco mais longe, exatamente a 700 quilômetros de Istambul, vamos encontrar outra área que tem atraído atenção de inúmeros brasileiros: a Capadócia, uma região também histórica com uma incontável quantidade de atrações turísticas. Toda área é emoldurada pelo monte Erciyes, um vulcão extinto há quase 4000 anos. Devido às erupções anteriores, todo solo foi coberto por tufa. Uma rocha muito porosa que, com a exposição ao vento e a chuva, formou uma paisagem deslumbrante, com direito a pedras que imitam formas de animais e plantas. Como curiosidade: este cenário impressionante não abriga apenas as gravações da novela Salve Jorge. George Lucas, criador de Star Wars, escolheu o local como locação de inúmeros filmes da famosa série cinematográfica.

Porém, para conhecer todos os atrativos da região você precisa ir muito mais fundo. Devido às constantes guerras que dominavam a região no período do império romano, os povos que ocupavam a Capadócia, para se manter a salvo, construíram grandes cidades no subsolo. Isso mesmo, cidades inteiras a mais de 85 metros de profundidade com direito a igrejas, padarias, poços e uma completa infraestrutura.

Deste mesmo período e pelo mesmo motivo, se manter a salvo das guerras, os habitantes da Capadócia também desenvolveram o costume de morar em cavernas, aproveitando-se da geologia da região. Uma boa prova desse costume é o museu a céu aberto de Göreme. Uma estrutura que possui pinturas datadas do século IX e X. Há inclusive uma imagem de São Jorge que, segundo a tradição, haveria nascido na Capadócia.

Mas nem de subsolo vive o turismo da região. Se quiser, você pode ousar e se aventurar pelos passeios de balões. O céu está sempre repleto deles, mas as viagens são muito organizadas e duram, aproximadamente, cerca de uma hora.

Povo hospitaleiro e culinária de dar água na boca.

Para finalizar nossa viagem pela Turquia, não poderíamos esquecer dois fatores que sempre atraem em qualquer passeio: os habitantes do país e a culinária local. Com a crescente procura por brasileiros é possível achar guias de viagem que falem fluentemente o português, o que é um atrativo a mais em um povo que demonstra simpatia e amabilidade por natureza.

A culinária é um show a parte: por absorver a influência de várias culturas ao longo dos séculos é possível degustar pratos de origem grega, africana e, pela proximidade, libanesa. Prepare-se para saborear deliciosas Kebabs, espetinhos de carne de cordeiro, legumes ou peixes, coalhadas e diversas outras iguarias.

Com tantos atrativos, histórias, cenários e culturas, a sua viagem á Turquia é a certeza de um grande e inesquecível final feliz. Viagem sem medo a esta campeã de audiência.

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :