•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) em adultos.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !
As pessoas que apresentam tDAH sofrem de uma síndrome neurológica caracterizada por certa facilidade
para distração (dificuldade de concentração), baixa tolerância à frustração e ao aborrecimento, uma
tendência maior do que a média das pessoas a dizer ou fazer o que bem tem em mente (impulsividade) e uma predileção por situações de grande intensidade. por isso, muitas vezes, desde a infância, são rotulados como preguiçosos, alienados, lunáticos, burros.São caracterizados por terem grandes ideias, grandes projetos, mas nenhuma persistência.
Características e problemas enfrentados por qUem tem tdha. 
A síndrome não é de déficit de atenção, mas, na verdade, de inconstância na atenção. Outro mito que necessita de cuidados é associar o tDAH à
hiperatividade: ela pode estar presente, porém não é uma característica comum a todos os portadores.
Muitas crianças e adultos com tDAH são sonhadores e calmos. O tDAH não se baseia na presença de seus sintomas,  mas na gravidade e duração e em que extensão eles  interferem na vida cotidiana. São muitas histórias de incompreensão, baixo  rendimento, muitos fracassos, oportunidades  perdidas, baixa autoestima. Humor instável, com alto  e baixos repentinos sem razão aparente. Dificuldade  em concluir as coisas. Adoram situações que envolvam estímulos fortes. Suas lembranças são cheias de lacunas. têm devaneios frequentes. toda hora pode se desligar ou ficar elétrico. São muito inquietos e apresentam dificuldades atentivas.
as características mais comUns:
O tDAH é um transtorno que afeta a qualidade de vida das pessoas e tem uma causa orgânica.O tDAH é comum tanto em crianças quanto em adultos
e suas principais características são: labilidade de humor, superexcitação, ataques de raiva, intolerância ao estresse, desorganização e impulsividade.
Dificuldades de organização, dificuldade de se motivar para rotinas diárias, de manter um nível consistente de energia e esforço nas tarefas particularmente as monótonas, levando a um “cansaço mental”. Há episódios de grandes devaneios, verdadeiros “sonhos acordados” durante o dia, além de grande sonolência diurna. Ocorre também hipersensibilidade à crítica e rancor exagerado.
A pessoa apresenta dificuldade com concentração e persistência. por mais que se esforce, muitas vezes não consegue.
como tratar o tdah?
O tratamento indicado é diagnóstico e tratamento medicamentoso com psiquiatra e terapia cognitivo-comportamental com psicólogo. O psicólogo vai trabalhar com psicoeducação, auto manejo, autoinstrução, treino de resolução de problemas, treino em habilidades sociais, reestruturação dos
sistemas de crenças, estratégias para estimulação da atenção, planejamento, metas, dentre outras técnicas.
A medicação, para muitos, os torna mais livres. É como se tivessem colocado um par de óculos porque deixam de ser vítimas de suas oscilações de humor, irritabilidade frequente, decisões impulsivas e intolerância a quaisquer situações que não sejam estimulantes e novas. Com a medicação melhoram desatenção, impulsividade e hiperatividade. pode ajudar também na melhora da capacidade de lidar com estresse, diminuição das explosões de raiva e melhora no relacionamento interpessoal.
Aline Cataldi
Psicóloga Clínica e Escolar - CRP:05/29285
Mestre em Saúde Mental
Formação em Entrevista Motivacional
Formação em Terapia-Cognitivo-Comportamental - TCC
Conselheira em Dependência Química
Psicopedagoga
www.alinecataldi.com.br
www.facebook.com/alinecataldips

 

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :