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Planejando metas para mudanças significativas em vários pontos de nossa vida:

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Vencer na vida requer preparação. Para isso, um bom planejamento é fundamental. Em primeiro lugar precisamos ter disciplina.Para mudar é preciso coragem, sabedoria, motivação e determinação.Se você não é uma pessoa disciplinada, comece aos poucos, fazendo listas e planejamentos semanais. Não se cobre demais e nem ache que vai virar uma pessoa regrada da noite para o dia. Disciplina requer um esforço diário, que aos poucos, vai se tornando hábito. Vamos mudando, desta forma, nossos hábitos não saudáveis e comportamentos que não estamos satisfeitos.É necessário que saibamos aonde se quer chegar. Vencerei em que? Quais são meus desejos, planos, metas e objetivos? Para ajudar a criar um bom planejamento podemos utilizar o conceito das Sete Saúdes. Estes são pontos que normalmente norteiam a vida.

1 – SAÚDE INTELECTUAL:
a saúde intelectual é o quanto 
você se dedica a adquirir conhecimento.Melhore seu desempenho por meio da leitura, cursos, viagens, participações em eventos, cinema e teatro.

2- SAÚDE FAMILIAR:
a relação familiar requer intimidade, 
compromisso nas decisões, respeito, olhar, ouvir, pensar e agir de forma saudável e harmoniosa. Para harmonia familiar devemos exercitar o diálogo sincero, paciência e busca de soluções.O sorriso une as pessoas e traz bem estar. O incentivo mútuo renova e encoraja.Devemos sempre apoiar e elogiar nossos familiares, destacar os pontos positivos de cada pessoa, pois só dessa forma, estaremos incentivando alguém a uma mudança de comportamento. 

3- SAÚDE FINANCEIRA:
ter saúde financeira não significa ganhar mais dinheiro, mas sim, saber gastá-lo. Ou seja, saber diferenciar necessidades de desejos. O nosso consumo deve ser consciente.Em uma oportunidade de compra, a pessoa deve se perguntar: “Eu quero ou eu preciso?”, “Se eu preciso, eu posso?”, e “Se eu posso, tem que ser agora?”

4- SAÚDE PROFISSIONAL:
para uma vida profissional bem sucedida precisamos de intensa preparação e muita dedicação. Cursos, palestras e contatos com profissionais da área são fundamentais.

5- SAÚDE FÍSICA:
será que nosso estilo de vida, os hábitos 
alimentares, os cuidados no dia a dia fazem realmente bem para nossa vida? Precisamos realizar exercícios físicos regularmente, ir ao médico periodicamente, alimentar-se bem e cuidar do corpo. Noites bem dormidas também são fundamentais.

6- SAÚDE ESPIRITUAL:
existem muitas pessoas que têm 
boa saúde física, mas são infelizes por não terem saúde espiritual. Saúde espiritual é a energia que vitaliza e anima nosso espírito. Para fortalecê-la precisamos nos conhecer. Você não é o que os outros comentam e nem o que as pessoas veem. Aceite suas imperfeições. Quem não aceita os seus próprios defeitos, jamais aceitará outra pessoa como ela é. Viverá numa constante autocrítica, que não levará a nada, e será intolerante com as pessoas à sua volta. Faça do autoaprimoramento um hábito! O amor nos ajuda a transformar atitudes de intolerância, raiva, ódio e egoísmo.Neurobiólogos e estudiosos do cérebro identificaram a base biológica da espiritualidade. Ela se situa no lobo frontal (parte da frente de nosso cérebro).Eles notaram que em situações e experiências nas quais as pessoas veneram, são devotas ou possuem um grande respeito, no sentido religioso, verifica-se uma alta de vibração em hertz dos neurônios. Chamaram a este fenômeno de “Ponto Deus” ou da emergência da “Mente Mística”. Trata-se de uma espécie de órgão interior, dentro de nosso cérebro, pelo qual se capta a presença do Divino dentro da realidade. 

7- SAÚDE SOCIAL:
viver em sociedade não é fácil. 
Atualmente a convivência humana e aceitação das diferenças é uma forte questão. Precisamos nos preocupar com o outro e antes de querer mudar as pessoas a nossa volta, que tal olharmos para dentro de nosso coração? A responsabilidade pela harmonia e entrosamento entre as pessoas deve ser desafiada individualmente.Engaje-se em algo na sociedade. Conheça seus direitos, deveres e benefícios como cidadão.Vamos refletir sobre o que queremos transformar em cada um desses aspectos e agora, com planejamento, iniciar ações concretas para essas as mudanças.

Aline Cataldi Psicóloga Clínica e Escolar (PUC) - CRP:05/29285
Mestre em Saúde Mental (UFRJ)
Formação em Entrevista Motivacional (Elizabeth Carneiro e Roseana Ribeiro)
Conselheira em Dependência Química (Contexto Saúde - Psicopedagoga (Cândido Mendes)

www.alinecataldi.com.br

 

 

 

 



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