•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Ilha do Mel e Pontal do Sul. Uma delícia de viagem.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

Para a maioria das pessoas que não está acostumada a viajar, a primeira ideia de praias paradisíacas no sul do Brasil remete, quase que imediatamente, ao estado de Santa Catarina. Mas se olharmos bem e tivermos coragem de nos aventurar, podemos descobrir paraísos escondidos, prontos a serem desbravados. O nosso destino deste mês é um deles: a deliciosa Ilha do Mel. Um local único e maravilhoso, bem no estado do Paraná. Arrume as malas e venha se aventurar nesse destino cheio de grandes emoções.
BEM PERTO DOS SEGREDOS DO MAR. 
Chegar a Ilha do Mel nem sempre é uma tarefa das mais simples. Viajantes convencionais, como nós, vindos de outros estados, precisam percorrer um longo caminho até chegar à ilha. Descendo em Curitiba é necessário se deslocar, cerca de 100km, até uma das três cidades que possuem transporte até a Ilha do Mel:Morretes, Paranaguá ou Pontal do Paraná. Outra opção interessante é ir até o litoral de trem, em um passeio deslumbrante. Mas você não precisa esperar até chegar a ilha para
apreciar a paisagem. Em Pontal do Paraná está nossa primeira e deslumbrante dica de viagem: a praia de Pontal do Sul.
Apesar de ter o mesmo nome de uma famosa xará baiana, a praia paranaense é conhecida por suas areias claras, pela vegetação ainda com a mata atlântica e por ser banhada pelo mar e pela baía de Paranaguá, de onde saem os barcos para a Ilha do Mel. Pontal do Paraná ainda reservas outras praias de belezas similares, portanto, não deixe de reservar alguns dias de seu passeio para esse lugar incrível.

DEIXE SUAS PREOCUPAÇÕES A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA.
Ir até a Ilha do Mel é redescobrir alguns prazeres impossíveis de serem lembrados nas grandes cidades. O primeiro deles: caminhar. Na ilha não circulam carros e até as mais simples trilhas são regidas pelo sabor das marés, mas isso tem uma explicação: o local possui cerca de 27,5km2, porém a grande maioria é ocupada por praias e pela mata atlântica. Para preservar tanta beleza, o governo controla a visitação ao local. Além de o visitante ter de realizar um cadastro, o número de pessoas na ilha é rigorosamente controlado. Apenas 5000 turistas por vez. Os campings só são permitidos em áreas restritas. Para proteger a sua saúde e o meio ambiente, além de carros, também é proibida a entrada de animais domésticos. Até o nível de barulho é controlado: 70 decibéis durante o dia e 60 durante a noite. Apesar de não ser proibido, também não é aconselhável a realização de fogueiras. Se for acampar, a melhor medida é levar um fogareiro.

O TEMPO PASSA DEVAGAR.
Se há uma conclusão unanime entre todos os visitantes é que o tempo na ilha parece passar bem mais devagar. A paz do local ajuda a evidenciar ainda mais esse clima. Por isso, aproveite o dia para conhecer lugares incríveis como o Farol das Conchas, que, apesar de não estar aberto a visitação interna, permite que o turista tenha uma visão privilegiada do local.

 Conhecê-lo porém exigem algum esforço, são 150 degraus de uma escadaria íngreme.
Outro lugar que vale a pena uma visita é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Uma fortaleza do Séc. XVIII em excelente estado de conservação. Para chegar até o local você pode realizar uma trilha de 40
minutos, mas somente quando a maré está baixa, ir de barco, que só é possível com a subida da maré, ou então, aventurar-se por uma trilha paralela. Apesar de não haver carros, você também poderá ir de bicicleta
até a fortaleza.

O SAL DO MAR DÁ UM GOSTINHO A MAIS NA VIAGEM.
Apesar dos monumentos históricos, o que realmente chama a atenção são as praias. Todas com características diferentes entre si. A mais conhecida é a Encantadas. Com bares, pousadas e restaurantes familiares e muito agito. Nesta praia também está localizada a Vila das Encantadas, uma das duas vilas do local, a outra é a Vila de Nova Brasília, que são o ponto de referência para qualquer visitante. 
Outra praia muito conhecida é a Praia de Fora das Encantadas. O nome pode soar estranho, mas o local, apesar de quase deserto, também possui pequenos restaurantes. Nesta praia também está localizada a Gruta do E ncantado: uma formação rochosa feita pelo mar envolta em lendas e mistérios. 
Uma das praias mais tranquilas da ilha é a Praia da Fortaleza, que está a cerca de 40 minutos de caminhada ou a 10m de barco da Vila de Nova Brasília.
As areias estão praticamente desertas em boa parte do tempo. A Praia Grande é a predileta dos surfi stas. Está a 25 minutos de caminhada da Vila Nova Brasília e não possui nenhuma construção. Voltada para o mar aberto
e localizada entre dois paredões rochosos, na maré alta as ondas perfeitas atraem os poucos e corajosos atletas do local. Há ainda diversas praias desertas ou semidesertas, lugares ideais para quem deseja descansar e se divertir.

CURIOSIDADES PARA TODOS OS GOSTOS.
Além das lendas, um lugar tão único também é cercado de curiosidades: a primeira delas é em relação ao nome: durante muito tempo, marinheiros que viveram no local se dedicaram à apicultura, chegando até a exportar o mel para outros países. Outro fato inusitado é a água doce da ilha possui mercúrio. Em contato com a água do mar, a coloração ganha um tom amarelado/alaranjado, semelhante ao mel. Daí surgiu o nome do local. 
Outra informação inusitada é um ditado local que afi rma que todas as trilhas levam a todos os lugares. Pode parecer até exagero, mas realmente há trilhas para quase todos os pontos turísticos da ilha, por isso, uma dica de segurança: sempre faça trilhas acompanhado, em um grupo máximo de 10 pessoas.
Escolha trilhas bem sinalizadas e evite atalhos, o risco de se perder é muito grande. Fora isso, um bom par de tênis e muita disposição vão ajudar você a enfrentar qualquer desafi o.
Por fi m, para aproveitar por completo a viagem, tire o relógio, esqueça por alguns dias o calendário e aproveite a magia e a natureza do local. Um dos
lugares mais inesquecíveis do Brasil está esperando por você.

 

 

 



Você pode pagar seu anúncio com :