•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Você sabe o que é terapia cognitiva?

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

A terapia cognitiva foi desenvolvida por Aaron Beck no início década de 60.
Segundo o modelo cognitivo proposto pela Terapia Cognitiva, um tipo de Terapia Cognitivo – Comportamental
(TCC), ao longo da vida temos pensamentos tão rápidos que muitas vezes nem percebemos, os chamados
“pensamentos automáticos”. Estes pensamentos por sua vez infl uenciam nossos sentimentos, a maneira pela qual nos comportamos e até a biologia do nosso corpo. Geralmente, não nos damos conta destes pensamentos automáticos, rápidos, e estes algumas vezes podem não corresponder exatamente à realidade gerando sentimentos e comportamentos desagradáveis
desnecessários.
5 FATORES FUNDAMENTAIS.
A TCC considera que sejam 5 os fatores que atuam em
nós:
PENSAMENTOS – SENTIMENTOS
COMPORTAMENTOS - AMBIENTE – FISIOLOGIA
Estes 5 fatores interagem e infl uenciam uns aos outros.
Mudanças nos pensamentos (cognições/interpretações) podem ajudar a resolver/amenizar muita coisa, inclusive desconfortos ambientais e fi siológicos.
UMA FORMA DE SE CONHECER MELHOR.
As intervenções da TCC enfocam o presente, lidando com problemas e difi culdades atuais. Empenham-se
em construir uma maneira nova e mais adaptativa para processar o mundo. A TCC apresenta uma abordagem prática, baseada nas habilidades, para aprender padrões alternativos de pensamento e comportamento.
A TCC é baseada em um modelo de colaboração ativa, é objetiva e estruturada, encoraja autodescoberta e a
experimentação.
A TCC visa aumentar a autoconsciência, facilitar o autoentendimento e melhorar o autocontrole pelo desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais mais apropriadas. Ela ajuda a identificar e modifi car pensamentos e crenças disfuncionais
predominantemente negativos, enviesados e autocríticos.
QUANDO OS PENSAMENTOS INFLUENCIAM.
A TCC preocupa-se em entender como os eventos e as
experiências são interpretados e como identifi car e mudar
as distorções ou déficits que ocorrem no processamento cognitivo. O modelo cognitivo aponta para o fato de que as emoções e os comportamentos das pessoas são infl uenciados por sua percepção dos eventos. Não é uma situação em si que determina o que as pessoas sentem, mas, antes, o modo como elas interpretam uma situação.


A partir da infância, as pessoas desenvolvem determinadas crenças sobre si mesmas, outras pessoas e seus mundos. Essas idéias são consideradas pela pessoa como verdades absolutas. Em geral, são
globais, rígidas e super-generalizadas.
CRESCIMENTO E AJUDA PARA VÁRIOS MALES.
A TCC é uma das terapias que mais cresce atualmente. Ela é efi caz no tratamento de depressão, ansiedade,
transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do estresse pós-traumático, transtorno do défi cit de atenção e hiperatividade, fobia social, fobias específi cas, transtorno
do pânico, transtornos alimentares (bulimia, anorexia, comer compulsivo), abuso de substâncias, terapia de casais, transtornos de personalidade. A TCC foi adaptada
para pacientes de todas as idades, da pré-escola até idosos.
O SUCESSO DEPENDE DE VOCÊ.
O processo terapêutico não é uma via de mão única. Ele é realizado tanto com o esforço e comprometimento do terapeuta, quanto do paciente. A terapia é um momento seu, para você! Um momento em que você olha para si, fala e avalia sua vida. Terapia gera
descobertas, reflexões e mudanças.
Ao fazer terapia não deixe de valorizar este rico momento, tentando ser assíduo e pontual. Valorizar a sua terapia é valorizar a sua vida!
Essa matéria é uma colaboração de Aline Cataldi.
Psicóloga Clínica e Escolar (PUC) e Mestre em Saúde Mental (UFRJ). Para conhecer mais sobre o seu trabalho acesse o site: www.alinedomingues.com.br

 



Você pode pagar seu anúncio com :