•Agência de Turismo
   •Beleza e Estética
   •Decoração
   •Diversão
   •Educação e Cursos
   •Gastronomia
   •Lazer
   •Meio Ambiente
   •Moda e Vestuário
   •Pet & Cia
   •Psicologia
   •Saúde
   •Turismo

Campos do Jordão: um pedaço da Suíça no Brasil.

Compartilhe esta matéria com seus amigos !

O clima frio e convidativo, a cadeia de montanhas recortando a paisagem, a sofi sticação das pessoas
e lugares e a deliciosa comida européia com direito aos mais requintados chocolates. Essa poderia ser a descrição da Suíça, mas saiba que estamos falando de um lugar bem mais próximo: Campos do Jordão, a Suíça brasileira. Para conhecer essa cidade maravilhosa,
nós pegamos ao carro ao invés do aeroporto e fomos saborear e aproveitar as delícias de um dos mais
sofi sticados destinos de inverno da América Latina.
PARA O ALTO E AVANTE!
O alto padrão de Campos do Jordão não é meramente por seus sofi sticados turistas. Localizada a 167km de São Paulo e a 350km do Rio de Janeiro ela é a cidade mais alta do Brasil, a 1628 metros acima do nível
do mar. A cidade é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas, por seu clima
ameno e temperaturas baixíssimas no inverno. Por isso, o turismo é acentuado no mês de julho e a cidade
vira referência em estilo e beleza para todo país.
O clima, por sinal, é uma atração a parte, o ar puro, livre de poluição, e as temperaturas não muito altas, atraíram centenas de pessoas em busca de saúde. As condições do local são perfeitas para estimular os pulmões e por isso, atenuar os sintomas de gripes, pneumonias e até mesmo asmas.
EUROPA SEM PRECISAR DE VISTO.
As similaridades com a Suíça vão além do clima, a decoração e a arquitetura da cidade também são
inspiradas neste país europeu. Em alguns anos, a paisagem ganhou ainda mais o clima do velho continente porque as geadas, recobriram as montanhas da serra da Mantiqueira, serra aonde está localizada Campos de Jordão, com uma fina camada de gelo.
Em 1966, por exemplo, a cidade foi atingida por uma nevasca!
O frio europeu atrai centenas de turistas em busca de diversão e charme, o local é conhecido como um
dos mais chiques do Brasil, por isso no mês de julho é comum vermos em suas estreitas ruas um verdadeiro
engarrafamento de carros importados e fi guras importantes da alta sociedade. Um desfi le de moda com direito a muitas luvas, cachecóis e até sobretudos.
QUANDO O INVERNO CHEGAR.
Apesar do luxo, Campos do Jordão consegue unir o rústico e o clássico em um ambiente de descontração
para toda a família. Porque nos meses mais agitados, a cidade possui uma extensa programação cultural que vai do Festival de inverno a atrações que já se tornaram sucesso.
Por exemplo, em julho, é montado na cidade um parque que possui pista de esqui com neve artifi cial! Mas quem prefere atrações mais calmas, ligadas a natureza, pode se aventurar por cavalgadas e até mesmo trilhas pelos parques cobertos de araucárias.
Um dica é levar a câmera fotográfi ca com cartão de memória bem amplo, porque tudo na cidade ou nos parques vai pedir um registro para sua recordação.
Porém, Campos do Jordão oferece atrações que vão além do óbvio. Você pode conferir até mesmo obras de arte de conceituados artistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Esse passeio Cultural
começa no Palácio Boa Vista, residência ofi cial do


governador do Estado. Este prédio de arquiteturainglesa foi transformado em centro cultural em 1970 eestá aberto a visitas guiadas.
TRADIÇÕES VINDAS DO FRIO.
Existem alguns passeios que são típicos e indispensáveisem Campos do Jordão. Entre eles é o passeio por
teleférico. O percurso de 550 metros leva o turistaaté o alto do morro do elefante a um mirante que é o ponto de observação ofi cial da região. Durante o trajeto você poderá apreciar uma paisagem de deixar qualquer um impressionado. Outro atrativo que faz parte da tradição do lugar é o passeio de bondinho, que percorre uma boa parte da área urbana da cidade.
Porém no mês de julho, para dar um charme a mais, o bondinho é substituído por uma velha Maria Fumaça. E os trens parecem mesmo ser uma característica do lugar: Há uma estrada de ferro que liga Campos do Jordão à Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. O passeio desbrava a natureza impressionante da Serra
da Mantiqueira, mas com um charme especialmente bucólico e único. A estrada de ferro é histórica e vai levar sua família para perto de bosques e desfi ladeiros que recortam a paisagem do local. Você ainda aproveita e conhece a cidade Vizinha: Santo Antônio do Pinhal, parada obrigatória do trem. O passeio de ida e volta custa de R$35, até Santo Antônio do Pinhal e R$ 40,00 até Pindamonhangada. Agora, se você não descansa nas férias e busca diversão e adrenalina, nossa recomendação é visitar o horto fl orestal, abrigo de lagos e cachoeiras, a altura do local é ideal para os amantes de trilhas e de montain bike.
DIVERSÃO AO CAIR DA NOITE.
Porém, poucas pessoas vão a Campos do Jordão apenas em busca de um contato maior com a natureza.
Porque, afi nal, estamos falando do mais importante e luxuoso destino de inverno do país. Por isso se você quer ver e ser visto o destino certo é a Vila Capivari, reduto dos mais badalados bares e restaurantes da cidade. A agitação começa antes do sol se por e vai até de madrugada. Sendo que o principal point é a fábrica da cerveja artesanal Baden Baden. As mesas ao ar livre são disputadas por pessoas que querem descobrir qual é a melhor festa ou boate da noite. Por falar em boates, fi que atento: Alguns night clubs famosos de São Paulo abrem fi liais em Campos do Jordão, porém a duração é por tempo limitadíssimo, geralmente elas só funcionam no mês de julho.
Outro atrativo para quem deseja aproveitar o luxo do local é ir ao festival de inverno, um evento de música erudita que atrai os mais renomados instrumentistas e orquestras do mundo. Muitos concertos são feitos ao ar livre na praça do bairro Vila Capivari.
MODA, GASTRONOMIA E MUITAS COMPRAS.
Com o clima gélido do local, o paladar fi ca ainda mais aguçado pelos famosos chocolates da região, produzidos de maneira quase artesanal, você encontra opções variadas que são quase exclusivas da cidade.
Aproveitando baixa temperatura uma boa opção é se deliciar com os maravilhosos fondue servidos nos restaurantes. Mas não pense que as opções de compra acabaram, há ainda um item especial: as roupas de
inverno. Diversas lojas na região se preparam para receber turistas com as melhores tendências.São diversos tricôs, calçados e artigos que couro para espantar o frio com muito chame. Basta você separar um espaço na mala para aproveitar as peças e ainda, levar alguma lembrança para os amigos. É como visitar a Europa, mas sem precisar sair do Brasil.

 



Você pode pagar seu anúncio com :